Imobiliária Pelota

Nos dias de hoje não basta apenas falar em preservação ambiental,
precisamos agir protegendo o meio ambiente, e este cuidado está presente nos diferentes setores da economia, inclusive na construção civil, a qual busca cada vez mais desenvolver seus projetos de modo a minimizar os impactos ambientais e priorizar a sustentabilidade em todas as etapas.
A construção civil desenvolve projetos de forma responsável e harmonizada
com o meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais e fazendo uso
consciente dos recursos naturais em todas as etapas, inclusive após a
conclusão da obra.

A construção sustentável é um processo que visa: eliminação de desperdícios, aproveitamento da iluminação e ventilação natural, gestão de resíduos eficaz e com foco na reciclagem e reaproveitamento, economia de água, uso racional de recursos naturais, uso de energias renováveis, responsabilidade social, conforto térmico e acústico, redução na emissão de poluentes gasosos e uso de tecnologia. Desse modo, a construção sustentável contribui para o desenvolvimento de edificações em equilíbrio com o meio ambiente.
Por que morar em um imóvel sustentável? Já pensou? Os imóveis sustentáveis não são vistos apenas como um diferencial, mas como uma necessidade para qualidade de vida das pessoas. Veja alguns motivos para morar em um imóvel
sustentável:

1- Energia Sustentável e reaproveitamento de água: Pensar em morar em uma
edificação sustentável, significa economizar, pois a utilização de energias
renováveis como a luz do sol e o reaproveitamento de água da chuva traz
muitos benefícios e gera um impacto infinitamente menor ao meio ambiente.
Os imóveis sustentáveis são equipados com sistemas de captação de águas pluviais, as quais podem ser utilizadas para regar plantas, limpeza e
abastecimento de rede de esgotos. E, também, por um sistema de captação de energia solar, mediante a instalação de painéis solares nas partes mais altas destes. Com estes painéis é possível absorver a energia solar e transformar em energia elétrica, a qual pode ser usada para reduzir o valor da conta de luz. Com a captação de água e de energia é possível reduzir o custo mensal das despesas.

2 – Iluminação e ventilação natural: Morar em um imóvel com janelas amplas que possibilitam maior incidência de luz solar e a ventilação natural, em uma edificação bem posicionada em relação ao sol, pode gerar economia de energia devido à exploração da iluminação natural. A luz do dia mantém o ambiente iluminado até o anoitecer e assim dispensa a necessidade de acender as luzes. As janelas amplas possibilitam correntes de ar naturais, mantendo o ambiente arejado, reduzindo o uso de ar condicionado durante o dia, o que reduz o consumo de energia elétrica.

3 – Ampla área verde: As construtoras pensam os empreendimentos focando na necessidade de o ser humano ter cada vez mais contato com a natureza e na possibilidade de melhoria na qualidade de vida destes. Está cada vez mais comum os condomínios com áreas de lazer arborizadas, com paisagismo inteligente, utilizando a flora e a fauna brasileira, espaços que dão sensação de liberdade e de leveza, com o ar puro intensificando o bem-estar de todos. Uma horta comunitária é vantajosa para os moradores, pois podem comer alimentos frescos, sem agrotóxicos e as quantidades não precisam ser grandes, como resultado alimentos mais saudáveis e frescos à mesa dos moradores. E, não podemos deixar de falar na economia que gera, porque não há necessidade de comprar os alimentos produzidos na própria horta.

A temática sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano das
pessoas, existe a preocupação com o meio ambiente, com a qualidade de vida dos seres humanos e com a economia. A sustentabilidade mostra-se positiva, pois os imóveis sustentáveis agregam valor ao empreendimento, tornando-se um nicho com grande potencial e este tipo de empreendimento é uma grande tendência de mercado, pois além dos benefícios que propiciam no cotidiano das pessoas, elas são edificações mais baratas no médio e no longo prazo, por serem mais eficientes.

Cristiane Leitzke Buss
CRECI 65583

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *