Imobiliária Pelota

O QUE ESPERAR DO MERCADO IMOBILIÁRIO 2024

Muitos fatores podem influenciar no desenvolvimento do mercado imobiliário em 2024, é possível que o preço dos imóveis continue aumentando ao longo dos anos, pois a procura por estes e os investimentos imobiliários continuam em alta, porém devem existir variações de uma região para outra, uma vez que este mercado não é estático, está constantemente evoluindo em resposta a uma variedade de fatores econômicos, sociais e tecnológicos.

Espera-se que a demanda por imóveis continue forte em 2024, devido ao crescimento da população, a urbanização das cidades, ao acesso ao crédito e as políticas de incentivo do governo que podem facilitar o financiamento e, consequentemente, a compra de imóveis.

O investimento no mercado imobiliário, continuará sendo uma opção favorável para investidores que adquirirem com a opção de locação, para ter uma renda extra ou aqueles que adquirem como meio de ter lucro com a valorização na revenda do imóvel a longo prazo.

O setor imobiliário médio e alto padrão irá caminhar de maneira um pouco lenta em função dos juros altos dos financiamentos, mas poderá se beneficiar do ciclo de redução da Selic, que deverá refletir na redução dos juros do crédito habitacional. Calcula-se que o ritmo de queda da Selic deve continuar em 2024 e terá um efeito positivo tanto para o financiamento da produção quanto para o comprador final, que poderá ter prestações mais acessíveis.

A perspectiva é de que a Selic em 2024 seja reduzida a 9,5%, segundo o presidente da Caixa, Carlos Vieira, capacitando a expansão de crédito e baixando a taxa de juros da casa própria. A relação entre o setor imobiliário e a taxa de juros é uma relação inversa, quanto menor a taxa da Selic, maiores são as vendas de imóveis por meio de financiamentos, como há a projeção de baixa na taxa de juros, existe a possibilidade de melhorar as condições de venda para o ano de 2024.

Conforme a Selic vai sendo reduzida e os juros ficarem mais baixos, haverá uma oferta maior de crédito, sendo assim haverá uma propensão para que as negociações imobiliárias aumentem, ficando o mercado aquecido com mais compras e vendas.

Taxas de juros de crédito imobiliário mais baixas viabilizam as vendas no setor imobiliário, o que está fazendo com que pessoas interessadas em adquirir um imóvel estão aguardando a redução dos juros.

O mercado de luxo, também, será impactado pelas perspectivas positivas do mercado imobiliário de modo geral, com tendência para o foco em exclusividade, evolução tecnológica, mudanças na preferência do consumidor e novas abordagens comerciais.

Cristiane Leitzke Buss

CRECI 65583

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *