Com o fim do inverno, muitas pessoas aproveitam para mudar a decoração, fazer pequenos reparos ou até mesmo reformar alguns ambientes da casa, para se livrar do mofo e das infiltrações, além de preparar a estrutura do imóvel para receber as estações mais quentes do ano.
Como estamos passando mais tempo em casa, é normal querer mudar alguns detalhes (como as cores das paredes e a disposição dos móveis, por exemplo) mas nem sempre as tarefas são tão simples e precisamos recorrer a profissionais capacitados ou empresas terceirizadas.
Higienização do sofá, substituição de peças da tubulação, mudanças na alvenaria, ampliação dos espaços, mudanças na parte elétrica… São muitas as possibilidades e cada condomínio possui suas próprias regras, estabelecidas no regimento interno.
Geralmente o acesso dos prestadores de serviço é flexibilizado de acordo com o horário comercial (de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00), mas vale a pena se informar na portaria ou consultar diretamente o síndico antes de contratar qualquer fornecedor, para evitar multas e transtornos.
Em condomínios de casas, geralmente não há muitos problemas com os vizinhos, visto que a disposição e o espaçamento dos imóveis já amenizam os barulhos provenientes de reforma e construção. Porém, em apartamentos, o bom senso é palavra de ordem para não comprometer a tranquilidade dos demais moradores.
Confira algumas dicas para amenizar problemas de convivência durante o período de realização da sua obra:
Avalie as necessidades – Em alguns casos, você vai perceber que os serviços podem ser adiados para os próximos meses ou realizados por você mesmo. A visita de um profissional pode ser substituída por uma consultoria online ou chamada de vídeo, por exemplo, evitando o deslocamento até o imóvel. Então vale a pena listar todas as mudanças que você deseja e analisar caso a caso a melhor solução.
Respeite as novas exigências – Procure saber se alguma das regras do regulamento do condomínio foi alterada em função da pandemia e se existe mais de um documento oficial para não se confundir na hora de agendar datas e horários, prejudicando todos os envolvidos: lojas de materiais de construção, profissionais e você.
Avise aos vizinhos – Seja pessoalmente, no grupo do WhatsApp ou no quadro de avisos do condomínio, é sempre bom deixar os vizinhos cientes do barulho e da duração da sua reforma ou construção. Muita gente ainda está estudando e trabalhando no regime de home office, então essa é uma boa dica para que as pessoas possam se programar e evitar ruídos durante uma prova ou reunião importante, por exemplo.
Respeite os protocolos – Para garantir a segurança e o bom andamento da obra, siga as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com relação à higienização dos produtos e exija aos profissionais envolvidos que utilizem todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, de acordo com os serviços que serão realizados.
Descarte corretamente – Toda sujeira e sobras de materiais devem ser armazenadas em sacos específicos e transportados no elevador de serviço (nada de usar o carrinho destinado para as compras de supermercado!). Lembre-se de conferir o trajeto na volta, para não deixar poeira ou lixo acumulado nas áreas comuns aos moradores. No caso de materiais maiores e/ou mais pesados, você pode alugar uma caçamba de entulho, que vai descartá-los em um local adequado após o final da obra.
Com estas soluções simples, é possível respeitar as regras do residencial e manter uma convivência harmoniosa durante a realização da sua tão sonhada construção ou reforma. E se você está à procura do condomínio ideal para investir no seu futuro, conte com a Assessoria Imobiliária da Pelota para te ajudar a encontrar a casa ou apartamento ideal para você!
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