Aluguéis

Contratos de aluguel – Por que preciso de um fiador?

Garantia de segurança para locador e locatário 

Qualquer procedimento de aluguel de imóvel necessita de uma documentação para assegurar os compromissos de inquilino e proprietário. Uma das papeladas indispensáveis é contrato de locação com o fiador, garantindo que, se o locatário não conseguir pagar, o fiador vai arcar com a dívida.

Se você têm dúvidas de como funciona a locação com o contrato de fiador, nós vamos te explicar:

O que é fiança?

A fiança é considerada uma das modalidades mais antigas e comuns nos contratos de aluguel. Ainda que existam outras modalidades que substituem o tradicional fiador, essa modalidade ainda sendo a mais utilizada. 

Qual a função do fiador? 

Conforme já comentamos aqui no blog no artigo 5 dicas para alugar o apartamento ideal, existem várias etapas, até chegar o dia mais esperado: “a entrega das chaves”. Para assinatura do contrato, o fiador fica responsável por uma garantia locatícia, ficando encarregado pelo pagamento, se eventualmente o inquilino não conseguir cumprir com o seu compromisso de pagar ou atrasar.

Quem pode ser o fiador ?

O fiador precisa preencher alguns requisitos para se tornar a “terceira”  parte do contrato. Um dos fatores é a posse de uma patrimônio que esteja paga, e não financiada.  Outro requisito é a aprovação de renda, realizada no banco onde o fiador tiver uma conta corrente ou jurídica. 

Importante:

  • Caso o fiador seja casado, o cônjuge deverá concordar com a fiança, e assinar o contrato de locação.
  • Fiadores como pessoa jurídica necessita de um contrato social da empresa,  permitindo que ele seja fiadora e, somente o administrador responsável pela empresa poderá assinar o contrato de locação.

É possível alugar com apenas um fiador?

Isso dependerá de cada imobiliária. Em regra, o mercado imobiliário exige pelo menos dois fiadores.

Quais são as vantagens para inquilino e proprietários?

  • Não tem gasto ou desembolso por parte do inquilino;
  • Não há limite no valor da garantia. O fiador é responsável por todos os débitos decorrentes da locação;
  • Já que é uma garantia pessoal, os fiadores exercem uma possível influência positiva, incentivando o inquilino a cumprir integralmente o contrato e não fique inadimplente.

Se você precisa alugar um imóvel em Pelotas ou Região, clique aqui e entre em contato conosco. Nossos corretores irão auxiliar você a fazer a escolha certa.

Você pode também, acessar o nosso site e procurar o seu imóvel clicando aqui.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *